DETIDO O DIRECTOR DO GEPE DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO EBO, POR FALSIFICAÇÃO DE ASSINATURA.
A Delegação Provincial da IGAE - Cuanza Sul, acompanhada dos Inspectores afectos ao SIC procederam a detenção hoje (03/12/2021), do funcionário público, identificado por Moisés Bernardo Sermão Soares, que exerce o cargo de Director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística da Administração Municipal do Ebo, em flagrante delito aquando da falsificação de assinatura do Administrador Municipal, e de documentos referentes aos projetos afetos ao Programa Integrado de Intervenção nos Municípios PIIM na tentativa de ludribiar a equipe inspectiva em trabalho na Administração.
O que constitui acto de Improbidade Pública plasmado na Lei 3/10 de 29 de Março e crime de falsificação de assinatura nos termos do Código Penal vigente em Angola, Lei 38/20 de 11 de Novembro.
Instado, o Sr. Aderito Jorge António Capiango, na qualidade de Administrador Municipal, confirmou não ser sua a assinatura constante nos documentos e diz não saber quais as razões que motivaram o Director Municipal do GEPE a proceder de tal forma, e mais acrescenta que o mesmo deverá responder junto ao Ministério Público.
No local, em função da competência material, foi entregue aos Inspectores do Ministério do Interior, que o encaminharam ao Piquete dos Serviços de Investigação Criminal, afim de ser presente ao Magistrado do Ministério Público, para legalização da detenção e providenciar a Medida de Coacção Pessoal a Ser Aplicada._
Foi ainda recomendado ao Gabinete Jurídico da Administração Municipal do Ebo a abertura do competente Processo Disciplinar contra o funcionário.