Sobre
Descrição
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A Inspecção Geral da Administração do Estado, abreviadamente designada por «IGAE», é o órgão auxiliar do Presidente da Republica, e Titular do Poder Executivo, com a missão de efectivar o controlo interno administrativo da Administração Pública, por via da Inspecção, Fiscalização, Auditoria, Supervisão, Controlo, Sindicância e Averiguações das actividades de todos os órgãos, organismos e serviço da Administração Directa e Indirecta do Estado e das Administrações Autónomas, visando prevenir e detectar fraude, actos de corrupção e de imobilidade, irregularidades e desvios de conduta por parte dos funcionários públicos ou agentes administrativos que os compõem, bem como a defesa do património público e fortalecimento da integridade e transparência na gestão de bens públicos.
A IGAE dirige os sistema de controlo interno da Administração Pública e goza de autonomia administrativa, financeira funcional e patrimonial.
A actividade da IGAE é exercida em todo o território nacional, essencialmente sobre os serviços da Administração Directa e Indirecta do Estado, bem como da Administração Autónoma.
A actividade da IGAE é exercida igualmente junto das missões Diplomatas e Consulares, Representações permanentes e representações de empresas que integram o sector empresarial Públicos no Exterior do pais.