O Inspector Geral da Administração do Estado, João Manuel Francisco, participou no Fórum Global de Parcerias para o Combate à Corrupção, realizado nos dias 8 e 9 de Abril de 2025, na Sede do Banco Mundial em Washington, Estados Unidos da América.
Promovido pela Organização Internacional do Grupo Banco Mundial "International Corruption Hunter Aliance" (ICHA), o evento discutiu temas de extrema relevância no quadro do combate à corrupção nos sectores público e privado, com ênfases para a Contratação Pública, a Lei do Beneficiário Efectivo para os Registros, a Importância e o Papel da Sociedade Civil na Monitorização à Corrupção, o Papel das Parceiras e da Governação Aberta no Combate contra a Corrupção, dentre outros.
A participação do Inspector Geral da Administração do Estado neste fórum, demonstra o compromisso contínuo de Angola com a boa governação e o fortalecimento da IGAE, instituição que dirige, na efectivação do controlo interno mediante o reforço de mecanismos que assegurem a transparência na gestão pública e a boa governação, em alinhamento com os instrumentos legais vigentes no país, com os padrões internacionais e com as experiências de instituições congéneres.
Importa lembrar que as questões de prevenção por via da educação está no centro do debate, matéria que a IGAE tem implementado no quadro da sua Estratégia no cumprimento da legislação nacional e internacional.
Foi a primeira vez que o Banco Mundial convidou a IGAE a participar nos seus eventos.
Nesta missão, o Inspector Geral da Administração do Estado fez-se acompanhar do Director Nacional do Gabinete Jurídico e de Intercâmbio, Paulo Alves, do Consultor Adair Nicolau e de Celso Costa, Técnico do Gabinete Jurídico e de Intercâmbio. Juntou-se à delegação, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho Van-Dúnem, a 1° Secretária para o Sector Económico da Missão Diplomática de Angola naquele país, Evelise Gisela, e o Representante de Angola no Banco Mundial, Pedro Luís da Fonseca.
Além de Angola, o evento juntou Órgãos de Combate à Corrupção de todas as regiões, a Direcção de Integridade do Banco Mundial, Reguladores, Organizações não Governamentais e Parceiros do Banco Mundial, Procuradorias de distintas repúblicas e o Gabinete de Responsabilização Governamental dos Estados Unidos da América.
Um bem-haja
IGAE, RIGOR - TRANSPARÊNCIA - CONTROLO